terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O uso das novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem de crianças e adolescentes do PETI ( programa de erradicação do trabalho infantil)


Apesar do processo de letra mento digital estar presente em toda a sociedade, mesmo que seja quase imperceptível,ele ainda não acontece nas escolas.Implantar essa nova consciência é o grande desafio.
Sabemos que é preciso saber diferenciar alfabetização e letra mento.Pois a alfabetização é o processo no qual o aluno adquire a tecnologia de ler e escrever. Já o letra mento, é quando, uma vez adquirido o método, o aluno precisa saber como utilizá-lo nas práticas sociais.Dessa mesma forma é que se enquadra o letra mento digital,que pode ser fraco(conhecimento básico e uso banal das mídias) ou forte(utilização das mídias para formar consciência da realidade e transformá-la).
O nosso objetivo é discutir as contribuições e o aperfeiçoamento do uso da tecnologia na educação,os resultados para o desempenho e interesse do aluno e como as instituições podem sair de um ensino mais tradicional para um processo inovador e mais próximo da realidade, que vive e interagi com a tecnologia.

2 comentários:

o letramento no peti disse...

A utilização do computador como instrumento pedagógico, será um suporte interessante para nos educadores desenvolvermos um trabalho de qualidade, no entanto sabemos da dificuldades dos nossos alunos do PETI (programa de erradicação do trabalho infantil), essas dificuldades se dá pela situação econômica que elas vivem, são crianças que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, que já trazem no rosto o sofrimento vivido nas ruas e em suas casas, sofrem violência nas ruas em casa,em fim, são muitos os motivos para o deficit encontrado em nossas crianças.
A afetividade e essencial para a relação professor-aluno, e vimos no letra mento uma esperança para ajudarmos esses alunos a desenvolver a leitura e a escrita, pois mesmo estando no ensino fundamental apresentam uma dificuldade enorme nessas habilidades.
sabemos que não podemos alfabetiza-lo sem a ajuda do letra mento, pois devemos alfabetizar letrando e desenvolver atividades no computador será muito interessante.
Essa parceria NTE e PETI será uma grande oportunidade para essas crianças estarem incluso no mundo digital, sem leva em consideração o estimulo que irão receber para aprender a ler e escrever.

Professores do peti disse...

É de fundamental importancia para inclusão digital o trabalho desenvolvido pelos integrantes do blog que tem como tema O letramento no Processo Digital,pois, os mesmos estão desenvolvendo um projeto de aprendizagem onde o público alvo são crianças que se encontram em alguma situação de risco social.
Como trabalho inicial, houve a produção de um texto baseado na opinião dos alunos a respeito do seu primeiro dia de aula.Logo em seguida foi iniciada uma pesquisa na internet com a orientaçaõ dos intrutores tendo como tema geradores:1) Porque o desejo por crianças?(Pedofilia) 2)Curiosidades:tema Liga da Justiça, Como iniciou o futebol? 3)Pesquisa:Tema: Prostituição a)Infantil b) Adulta c)Causas e Consequencias 4)Por que o Brasil está em crise?a) Financeira b)Social c) saúde d) Educação e)Segurança 5)Curiosidade Tema:História do mundo a) Criação b)Evolução c)Futuro? 6)Tragédias Naturais do Planeta. As mais graves a) causas b)Prejuísos(Danos) causados
Espera-se que com esse trabalho as crianças possam cada vez mais aguçar o seu potencial de descoberta, de pesquisa,despertando nelas cada vez mais o desejo de saber sempre mais, de serem audaciosos na vida, e futuramente se tornarem profissionais capazes de realizarem grandes empreendimentos.